FUSÕES & AQUISIÇÕES - CONSULTORIA - INTERMEDIAÇÕES

Vender uma empresa

O PROCESSO DE VENDER UMA EMPRESA
 
Proprietários de empresas podem ter diferentes razões para vender seu negócio. Para alguns, pode ser apenas a aposentadoria, juntamente com o desejo de desfrutar de um pouco mais de liberdade. Para outros, a venda pode ser motivada por uma crise pessoal, societária ou familiar, uma nova oportunidade de negócio ou uma mudança inesperada nas condições financeiras ou patrimoniais da empresa.
 
Fatores que mais levam à decisão de vender uma empresa:

- Saturação de mercado;
Aumento da concorrência;
Saúde dos sócios;
Falta de sucessão familiar;
Falta de investimentos em inovação;
Descasamento de fluxo de caixa.
 
Riscos ao assumir por conta própria a venda da empresa:
 
- Exposição aleatória da imagem da empresa, da marca e dos seus proprietários empresários;
- Desgaste desnecessário por conta de curiosos;
- Conflitos entre os sócios;
- Valoração inconsistente;
- Perda de clientes, funcionários e fornecedores;
- Dificuldade e/ou incapacidade de administrar a empresa e a negociação ao mesmo tempo;
- Problemas decorrentes da ansiedade por conta da negociação e da administração do negócio;
- Disparidades de posição entre vendedor e comprador;
- Risco jurídico por falta de conhecimento ou correta orientação.
- Questionamentos desnecessários em momentos inadequados da negociação, como a exposição da intimidade financeira e/ou segredos estratégicos do negócio;
 
Cuidados a serem tomados na hora de vender uma empresa:
Infelizmente, a maioria dos empresários, na hora em que decide vender uma parte ou o todo de sua empresa, começa um processo de oferta por conta própria, rejeitanndo a ideia de contratar um profissional ou uma empresa que tenha a experiência no assunto.
E assim, na tentativa de "economizar", inicia um trabalho de oferta boca-a-boca, ou de publicações na internet, através de portais aleatórios e em redes sociais, sem a menor preocupação com a exposição de fotos, imagens internas, pessoas e muitas vezes, revelando segredos estratégicos da empresa.

Sem dúvida, essa é a melhor solução para realizar o que chamamos de "QUEIMA DO FILME" 


Por isso, é muito importante contar com profissionais com a expertise adequada para promover de forma certa, com discrição e confidencialidade o seu negócio, podendo dessa forma, inclusive, agregar algum valor adicional ao negócio na hora da venda.
Um potencial comprador não vai comprar o seu negócio apenas porque simpatizou com a marca ou porque acha bem localizado. Um potencial comprador, vai querer saber a fundo, todos os dados, gerenciais, contábeis, jurídicos e, princippalmente os dados financeiros do negócio antes de bater o martelo. 

Aí é que se faz necessário o trabalho de um profissional preparado, para cuidar das questões burocráticas e documentais da empresa junto aos seus assessores contábeis e jurídicos, com participação também em processos de mediação entre locadores do imóvel e o novo comprador.   E também ajudar o empresário na hora de atribuir um valor justo e compatível com a realidade do mercado.
Ao vender um negócio, é fundamental saber o preço que irá oferecer. Atribuir um valor muito alto fará com que você não encontre interessados. Definir um preço muito baixo fará você perder dinheiro. Por isso, quando for definir o preço de sua empresa, tenha certeza de que o valor dela seja avaliado de maneira realista.
 
Estamos preparados para encontrar o comprador ideal para a sua empresa, bem como qualificá-lo para tomar conta de forma bem sucedida no seu novo empreendimento.