FUSÕES & AQUISIÇÕES - CONSULTORIA - INTERMEDIAÇÕES

Comprar uma empresa

O PROCESSO DE COMPRAR OU COMEÇAR UMA EMPRESA
 

Começar do zero ou comprar uma empresa em operação?

 
Existe uma grande diferença entre abrir uma empresa começando absolutamente do zero e adquirir uma empresa em operação.
 
Abaixo enumeramos algumas dessas diferenças para que o cliente possa, na hora em que resolver empreender em um negócio, tomar a decisão mais assertiva e lucrativa.
 
Começar do zero
 
Começar um negócio “do zero” pode ser bastante complicado e estressante. Escolher um ramo de atividade, escolher um ponto comercial, reformar e adaptar o imóvel, selecionar fornecedores, selecionar e treinar funcionários, desenvolver uma marca e comprar insumos e equipamentos, são algumas das etapas imprescindíveis a quem se determina a começar um negócio.
 
 
Comprar uma empresa em operação
 
Por outro lado, a compra de um negócio em andamento, pode trazer algumas vantagens imediatas, tais como: ponto comercial já conhecido, início imediato das atividades, histórico de resultados do negócio, carteira ativa de clientes, funcionários já treinados e carteira ativa de fornecedores e prestadores de serviço, podem ser algumas dessas vantagens.
 
Na aquisição de uma empresa em operação, além dos bens intangíveis, tais como: marca, patente, clientela ativa e histórico de receita, podem estar inclusos bens tangíveis, como: instalações, móveis e utensílios, veículos, máquinas e equipamentos.
 
Assim, comprar um negócio em andamento pode ser financeiramente mais vantajoso e menos arriscado do que começá-lo “do zero”.